terça-feira, 30 de setembro de 2008

Patentes e pesquisas.- Primeiro post do antigo blog Orbitando Idéias.

O ranking do escritório norte-americano de patentes aponta que o Brasil está classificado como 29° colocado em número de patentes concedidas no ano de 2007, entretanto este resultado é incompatível com o desenvolvimento econômico do país, segundo Roberto Nicolsky, diretor geral da sociedade brasileira pró-inovação tecnológica (PROTEC).
O desenvolvimento tecnológico, é um dos meios de se medir o processo de evolução econômica de um país, a medida que se desenvolvem novas tecnologias énecessário que se tenha a propriedade intelectual do que se criou, sendo este o valor das patentes. Através destas porém, a proteção intelectual passou a ser um bem comercial gerando um novo mercado.
Um dos fatores que causam a desaceleração da cultura de patentes no Brasil, é o desconhecimento destas, seus valores e o quão útil é. As pesquisas desenvolvidas no país estão em crescimento vigoroso, mas a propriedade intelectual sobre estas, ainda é desconhecida.
De acordo com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em países desenvolvidos, até 80% das pesquisas estão em empresas, enquanto 20% se encontram em universidades, já no Brasil ocorre a proporção inversa.
Para o reitor da Unicamp, Carlos Henrique de Brito Cruz,o país tem uma base acadêmica competitiva, a partir de referências internacionais, mas a base de pesquisa empresarial é frágil mesmo que ainda tenham bons exemplos contrários a isto. Para o reitor, o estímulo para a pesquisa nas empresas deveria partir do governo, oferecendo auxílio em detrimento ao ambiente econômico hostil causado pelos altos juros, normas e leis.

Unifesp

O Ministério da Educação, divulgou no dia 8 de setembro de 2008, que segundo a avaliação do ENADE (Exame Nacional de Desempenho do Estudante), a Universidade Federal de São Paulo é a melhor universidade do país (USP e Unicamp não participaram do ENADE e por isso não fazem parte do ranking).O IGC (Índice Geral de Cursos), leva em consideração, conceitos como a infra-estrutura, o corpo docente, pesquisas realizadas.
Fontes:
Revista Indústria Brasileira; ano 8, nº91, setembro de 2008.
http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?id=4223.

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