sábado, 9 de maio de 2009

Ferrofluidos; e que são e suas utilidades - sobrou do Orbitando Idéias..

Os ferrofluidos são colóides suspensos que possuem propriedades magnéticas, pois em sua
estrutura há partículas ferromagnéticas; geralmente, a hematita e a magnetita em escala nanoscópica. Sua estabilidade pode ser obtida através de sufactados ou ionizados.
Aplicando um campo magnético sobre estas partículas, estas se orientam, tornando o fluido anisotrópico, gerando consequentemente, propriedades específicas. Não possuem propriedades magnéticas na ausência de um campo externo. Surgiram na década de 60 quando a NASA tentou criar um combustível que funcionasse sem gravidade, sendo continuamente aperfeiçoado até então.


Algumas utilidades

Existe um tratamento chamado hipertermia magnética, utilizado para tratar células tumorais. O aquecimento do tecido lesado, adicionado à radioterapia, pode ajudar na regressão tumoral. As técnicas usadas até hoje, embora aqueçam os tecidos, possuem efeitos colateriais indesejados, devido à radioatividade e pouca seletividade destes métodos. Os ferrofluidos então, exercem uma vantagem por não causarem estes "danos".
Em auto-falantes, há uma bobina que gera movimentos; os ferrofluidos transportam calor para longe desta, amortecem movimento oscilante e mantém a bobina concêntrica com o imã; este tipo de fluido pode ser usado em impressões de tinta a jato; as gotas de impressoras normais, não possuem momento magnético, se houvessem, estas poderiam ser lidas com tecnologia análoga a de disco rígido de computadores, abrindo a possibilidade de serem identificadas em baixa precisão, como por exemplo em leitores de códigos de barra.

fontes:
http://fluidos.usp.br/node/69
http://fluidos.usp.br/node/73